domingo, 1 de junho de 2008

REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – REUNI?

O texto é grande, mas para ser claro, não poderia ser menor! Por favor, leiam com atenção!

A UFPE aderiu ao REUNI, e um dos projetos enviados para o MEC como parte do mesmo é o de criação de um Curso de Bacharelado em Ciências Políticas com ênfase em Relações Internacionais bem como de um departamento distinto de Ciências Políticas (Uma cópia do projeto encontra-se no DACS).

A necessidade de uma reestruturação do curso de Ciências Sociais já existia, mas com a criação do novo curso de Ciências Políticas esta discussão é retomada: o curso de Ciências Sociais passará por mudanças também. Foi formada uma comissão de reestruturação, formada por 2 pofessores(as) de cada câmara (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) e por 2 estudantes, 1 do bacharelado e 1 da licenciatura.

As reuniões da comissão, são, entretanto, abertas à participação de todos. Os horários serão divulgados aqui no blog. Uma vez que já houveram algumas reuniões, convidamos os interessados a entrarem em contato para se atualizar a respeito das propostas que estão surgindo.

A gestão Nó$ Não Vamo$ Pagar Nada se coloca claramente contra o REUNI. Para quem não sabe, REUNI é uma sigla para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, do Governo Federal. O seu objetivo, segundo o art. 1º do decreto é: 'criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível da graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas Universidades Federais' com um acréscimo de 20% ao orçamento total destinado às Instituições. A adesão ao programa, que durará cinco anos a começar em 2008, é voluntária.

De fato, os objetivos do REUNI são nobres, o problema são os meios que ele faz uso para atingir suas metas, comprometendo a qualidade do ensino superior. Em linhas gerais, o projeto almeja a elevação de uma média de conclusão de graduação para 90%, do aumento da relação aluno/professor (RAP) de 18 para 1, com um incremento orçamentário de R$ 2 bilhões (os 20%), tudo isso ao final de 5 anos.

Diante disso, existe uma questão importante que se coloca: esta reestruturação do Curso de Ciências Sociais se vincula diretamente ao REUNI? O que isso significa? Qual a posição d@s estudantes a respeito dessa reestruturação? Se ela acontecer, qual a forma acreditamos ser a melhor?

Essa discussão tem acontecido frequentemente nas reuniões do DACS, ficando infelizmente, limitada à poucas pessoas. Enquanto isso, a Comissão de Reestruturação já fez algumas reuniões, das quais o DACS tem participado, questionando os pontos que podem parecer negativos e contribuindo com sugestões que ouvimos d@s estudantes, mas carecendo de uma postura mais clara e bem definida a respeito do que é o interesse d@s estudantes nessa reestruturação. Essa participação, entretanto, precisa ser ampliada. Existe a perspectiva de se fazer uma consulta aos estudantes a respeito das sugestões de mudanças, bem como uma discussão ampla com estudantes e professores, mas antes disso, se faz necessária uma discussão em termos mais amplos, a fim de definir o caminho a ser tomado, e é isso que estamos propondo.

Convidamos a tod@s que se interessam pelo futuro do curso a discutir o tema na Reunião do DACS, terça-feira, dia 3 de junho, às 18:30h, no DACS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário