quarta-feira, 4 de maio de 2011

Relatoria Reunião (quarta, 04/05/2011) [Colegiado, TKS, PET, Equivalencia de Curriculo]

Relatora: Clarissa

Relatoria

dia: 04/05/2011, quarta-feira

O ponto principal da reunião era a definição de dois representantes (um de licenciatura, um de bacharelado) para ir pra reunião do colegiado que seria na sexta-feira (06/05).

Tal reunião contaria, além dos alunos, com representantes dos vários departamentos que integram o curso, e foi descrita como um espaço de luta política. O foco da escolha dos nossos representantes não estaria baseada em quem o faria, mas em de que forma seríamos representados.

Foi levantado:

    Se os representantes escolhidos serviriam só para essa ocasião específica ou se isso poderia virar uma representação "política", de forma mais definitiva; ficou acertado que, a princípio, eles serviriam apenas para nos representar nessa ocasião.

    Que a prioridade de escolha seriam as pessoas que estivessem por dentro da situação geral (em geral, alunos mais antigos), mas também a participação de alunos novos seria importante (entre 2o e 5o período), para que pudessem se inteirar da situação.

    Que mesmo o nosso D.A. não tendo uma representação formalizada /  institucionalizada (o que por alguns foi caracterizado como autogestão, e por outros como vácuo institucional), ainda assim podem ser tomadas decisões por pessoas que integrem as reuniões, e isso pode ser considerado válido.

    A questão da desarticulação entre D.A. e PET.

    Embora no documento a ser enviado com o nome dos nossos representantes só houvesse espaço para dois, escolhemos dois representantes oficiais (Pedro Torreão, 7o período, Bacharelado; Vítor, 4o período, licenciatura) e dois não-oficiais, que tentariam assistir à reunião se fosse possível (Rafael, 5o período, bacharelado; Jesus, 2o período, licenciatura; Rosano, 6o período, licenciatura; Isabella, 3o período, bacharelado).


Pautas a ser colocadas na reunião do colegiado:

    Foi discutido se a questão da agressão dos seguranças da TKS a dois de nossos alunos seria levada para lá; foi colocado que embora as decisões referentes a essa questão não caibam ao colegiado, que isso fosse mencionado na reunião, para que possa ser levado para o pleno, a quem caberiam possíveis medidas.

    A questão da equivalência entre o perfil curricular novo e o antigo - tem uma galera do 3o período que não está conseguindo fazer a equivalência entre certas cadeiras porque o código não está batendo (algumas mudaram seu código de "CS" para "CP"), o que, se não for corrigido, corre o risco de ter de fazê-los pagar duas vezes a mesma cadeira, segundo disseram. q

    A questão do Edital de tutor do PET, que envolve requisitos e outras especificidades que precisariam ser postas em questão.

    A necessidade de cobrança aos professores por uma maior divulgação das atividades (PIBIC, grupos de estudo, etc.). Seria pedida uma catalogação/listagem desses grupos (formar uma agenda), visando democratizar o acesso à informação (o que acontece é que cada um tem que ir atrás, a maioria dos avisos é colocada no 12o, distante do cotidiano dos alunos). Mas em relação a essa cobrança, foi colocado que deve-se levar em conta que a questão da disputa de poder dificultaria esse processo, além da burocratização. Uma possível ideia seria a criação de um boletim eletrônico, para facilitar a comunicação entre os alunos e a coordenação.


Agora falta só os meninos dizerem no que é que deu a reunião do colegiado.

Se tiver alguma coisa errada, me corrijam por favor, é a primeira relatoria que eu faço, é meio agoniado, hehehe :B

Nenhum comentário:

Postar um comentário