Termina o prazo para implantação de filosofia e sociologia no ensino médio
Escolas terão autonomia para ensinar conteúdos de acordo com a realidade dos alunos, para presidente da UBES, é necessário acompanhar de perto a implementação das disciplinas
Terminou nesta quinta feira (16) o prazo para os sistemas estaduais de ensino apresentarem medidas de implantação de filosofia e sociologia no ensino médio acaba hoje. Cada secretaria estadual de educação teve autonomia para formular as medidas, entre as quais a formação de professores, o material didático utilizado e a forma como a disciplina vai ser desenvolvida. O prazo é apenas para a apresentação de medidas: o ensino das disciplinas só passa a valer depois de sua implementação.
Em São Paulo, diversas entidades ligadas à educação, incluindo a UBES, participaram de um grande encontro estadual para discutir o conteúdo e a metodologia dessas disciplinas. Na ocasião, o presidente da entidade, Thiago Franco, ressaltou a importância desse planejamento:
"Essas disciplinas são fundamentais para desenvolver o pensamento crítico dos jovens brasileiros. A volta da sociologia e filosofia para a grade curricular é uma vitória para os alunos de todo o Brasil", disse.
Thiago afirmou, no entanto, que o decreto do Conselho Nacional de Educação (CNE) de agosto 2006 que decidiu pela obrigatoriedade da filosofia e sociologia no ensino médio é só uma primeira vitória e que agora é fundamental acompanhar de perto a implementação das disciplinas.
Embora a definição das medidas caiba aos gestores dos sistemas estaduais de ensino, cada escola vai ter autonomia para ensinar as disciplinas de acordo com a realidade dos alunos. O Ministério da Educação vai dar apoio às escolas públicas para que implantem o ensino das duas disciplinas, distribuindo livros aos alunos.
Embora a definição das medidas caiba aos gestores dos sistemas estaduais de ensino, cada escola vai ter autonomia para ensinar as disciplinas de acordo com a realidade dos alunos. O Ministério da Educação vai dar apoio às escolas públicas para que implantem o ensino das duas disciplinas, distribuindo livros aos alunos.
Lúcia Lodi, diretora de Políticas Públicas do Ensino Médio do Ministério da Educação, acredita que o ensino das duas disciplinas é importante para a formação dos estudantes. "A sociologia e a filosofia tem uma contribuição inestimável do ponto de vista do raciocínio lógico, do pensamento autônomo, da capacidade de análise crítica", diz a diretora.
Mesmo sem ser obrigadas, algumas escolas já dão aulas de sociologia e filosofia. É o caso das duas escolas públicas de Goiânia onde Joanita da Silva é professora. Ela prefere que seu ensino seja obrigatório, e não opcional. Para ela, como optativas, "você acaba fazendo politicagem com a disciplina", ao passo que, como obrigatória, parte da grade, contribui para a formação integral do cidadão.
"Não é interessante ter a disciplina só em algumas escolas. É importante que as 21 mil escolas secundárias que existem em todo o país consigam trabalhar a sociologia e a filosofia", completa.
Uma das alunas, Rayanne dos Santos, também considera importante aprender sociologia e filosofia. "Eu acho muito importante [o ensino de sociologia], porque, primeiro, no ensino fundamental não tem. Então, no ensino médio a gente estuda tudo: os acontecimentos da sociedade, a mídia, como ela passa as informações para a gente. [O ensino da filosofia] também é importante. Ela abre muito a mente dos alunos. A gente discute mais, fica sabendo de mais coisas".
Da RedaçãoCom Agência Brasil
Uma das alunas, Rayanne dos Santos, também considera importante aprender sociologia e filosofia. "Eu acho muito importante [o ensino de sociologia], porque, primeiro, no ensino fundamental não tem. Então, no ensino médio a gente estuda tudo: os acontecimentos da sociedade, a mídia, como ela passa as informações para a gente. [O ensino da filosofia] também é importante. Ela abre muito a mente dos alunos. A gente discute mais, fica sabendo de mais coisas".
Da RedaçãoCom Agência Brasil
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